10/08/2007

bolo de rúcula e tomates secos

este bolo é facílimo de fazer e delicioso. Pena que meu marido e meu filho detestam rúcula e tomate seco

ingredientes

massa
2 xíc de leite
1 ovo
1 col de sopa de manteiga
1 cebola pequena picada
1 xíc de farinha de trigo
1/2 xíc de queijo ralado
1 col de sopa de fermento em pó
mostarda em pó (opcional)
sal

recheio
1/2 xíc de tomate seco picado (escorra bem o óleo)
1 maço grande de rúcula rasgada em pedaços
1 col de sopa de alecrim (de preferência fresco)
sal
pimenta-do-reino

modo de fazer

massa
coloque no liquidificador o leite, ovo, manteiga e cebola. Bata até formar um creme liso.
Acrescente os outros ingredientes e continue a bater, até que a massa esteja homogênea.
Reserve.

recheio
misture o tomate, rúcula, alecrim e tempere com sal e pimenta.

Acrescente o recheio à massa, mexendo delicadamente.

Leve ao forno (200oC) em forma untada e enfarinhada por cerca de 40 minutos ou até que o bolo esteja dourado e enfiando um palito ele saia limpo.

dicas
retire a maior parte dos talos das rúculas (só os mais grossos)
pode ser necessário ligar e desligar o liquidificador para misturar a farinha.

3 comentários:

venuss disse...

hummmm... nhame-nhame.... o urubu se sai bem na cozinha. Vi no outro blog que adoras programa de culinária. Eu tb! Mas mais vejo do que faço...

Rosamaria disse...

urubua, como é que tu explicas não ter comentários neste teu blog com receitas tão boas? ainda não descobriram?
assim que meu fogão estiver no lugar vou vir aqui copiar esta receita. adoro rúcula com tomates secos.
bjim.

Maroto disse...

VENUSS, adoro cozinhar. Doces, salgados, coisas super chiques - encaro o fogão praticamente todos os dias e sempre de boa vontade. O lado ruim é a incompatibilidade entre gostar de cozinhar e gostar de comer e gostar do que dizem as balanças

ROSA, eu também adoro as tuas receitas, inclusive já fiz algumas. Um dia eu crio coragem e sigo o teu exemplo de colocar também fotos das coisas prontas, que é uma coisa que eu acho super bacana!