02/02/2007

salada das ilhas gregas

esta receita veio num daqueles folhetos de supermercado que entregam na porta de casa. Eu já perdi e encontrei meia dúzia de vezes, quem sabe agora no blog eu finalmente passo a saber onde ela está.
É super boa e uma alternativa interessante para usar beringelas.

ingredientes
2 metades de pimentões de cores diferentes
1 xíc de cogumelos frescos
1 beringela pequena (não das de conserva, só não muito grande senão fica muita beringela)
1/2 cebola
1 dente de alho moído
suco de 1/2 limão
1 col. sopa de salsinha bem picada
1 col. sopa de cebolinha ou cebolão bem picado
sal
pimenta do reino moída (de preferência moer na hora)
4 col. sopa iogurte natural (pode ser desnatado)
4 col. sopa de purê de tomate
2 col. sopa de azeite de oliva

modo de fazer:
descasque a beringela e corte em 4 na vertical. Esfregue com sal, limão e alho e deixe esperando por um tempo (entre meia e uma hora).
Enquanto isso, pique a cebola, os pimentões e os cogumelos em pedaços não muito pequenos. Refogue a cebola no azeite de oliva. Quando começar a ficar transparente, acrescente os pimentões e frite mais um pouco. Acrescente o purê de tomate e a salsinha e deixe refogar alguns minutos (sem esperar demais para que os pimentões não murchem). Acrescentar os cogumelos e fritar só mais 1 ou 2 minutos (também com cuidado para não murcharem demais). Deixe esfriar.

Torre as fatias de beringela na grelha ou no forno por cerca de 15 minutos de um lado e depois mais 15 do outro. A beringela fica sequinha por fora. Retire do forno e deixe esfriar. Corte as fatias de beringela em pedaços menores, compatíveis com os pedaços das outras coisas da salada. Junte os pedaços de beringela grelhados ao refogado (já frio) e acrescente o iogurte. Acrescente a cebolinha ou cebolão. Mexa bem.

observações:
- esta receita é muito versátil, dá para retirar e colocar ingredientes sem problemas.

Nenhum comentário: